Faculdade? Publicidade e Propaganda <3

faculdadeOi, gente! Tudo bem?

Na próxima quarta – 03 de agosto – minhas aulas voltam. Estou indo para o quarto semestre (metade do curso) e mal posso acreditar em como passou rápido. Confesso que ainda não sei por que escolhi cursar Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, ou PP, para os íntimos. Pesquisei sobre o curso diversas vezes, mas não me agradava tanto, porém, sempre o deixei como segunda opção. Mas já no primeiro dia de aula, mesmo com um professor que assustava e que deixou claro que faria de tudo para que aqueles que estavam em dúvida, desistissem, me vi apaixonada pelo curso. Foi amor à primeira vista, sabe? Então, vou falar um pouquinho sobre o que vi na faculdade até agora, deixando claro que são impressões de alguém que está na metade do curso – sei que ainda existem muitas coisas por vir.

Entendendo o nome Publicidade e Propaganda: Advertising Publicity

Advertising é uma palavra de origem inglesa que pode ser representada tanto pelo termo publicidade quanto pelo termo propaganda; ambos usados como sinônimo no mercado publicitário.

Já o termo Publicity foi traduzido incorretamente para o português tornando-se sinônimo de publicidade e dando origem a um falso cognato. Na verdade, publicity relaciona-se com o campo do Jornalismo e designa a técnica de Assessoria de Imprensa.

Com essa bela informação tirada do meu caderno, concluímos que publicidade e propaganda são e a fazem a mesma coisa.

Como surgiu a publicidade e propaganda?

É dada a existência da propaganda desde a antiguidade, onde, por exemplo, os egípcios empregavam técnicas que estimulassem suas vendas através da utilização de papiros. Porém, foi na Revolução Industrial que a propaganda passou a ser realmente estudada, pois, com a necessidade de estimular vendas em função do aumento na produção, o jornal, logo em seu início, passou a fazer divulgações. Esse meio de comunicação era usado com a intenção de atrair a atenção do público.

Entretanto, a falta de ética dos anunciantes era gritante, pois muitas das propagandas veiculadas eram falsas, sem regulamentação alguma. Então, partindo da necessidade de organização para que não houvessem adversidades nas informações veiculadas, iniciou-se o processo para a regulamentação das campanhas publicitárias.

Fonte: Trabalho semestral.

O que a propaganda faz e qual o seu objetivo?

O objetivo da propaganda é sempre: vender uma ideia, um produto, um serviço, uma marca… Ou seja: vender, vender e vender. Ela faz isso através de um esqueminha chamado AIDA, onde:

  • Pretende-se chamar a Atenção do cliente em relação aquilo que está sendo vendido;
  • Tendo a atenção, deve-se manter o Interesse do cliente – sempre nas qualidades;
  • Havendo sucesso em chamar a atenção e manter o interesse do cliente, precisamos fazer com que ele desperte o Desejo em obter o produto ou serviço oferecido;
  • Obtendo êxito nos três passos citados, juntamente com o mix de marketing (explico ali embaixo), o cliente deve ser levado a Ação, ou seja, comprar o que está sendo oferecido.

O que faz um publicitário?

Cria peças e campanhas publicitárias com o objetivo de apresentar um produto ou serviço ao mercado, visando sua venda ou a boa imagem da marca em questão. A criatividade é uma aliada e tanto do publicitário na hora da criação. Também pesquisa perfil do público-alvo, cuida de toda a parte visual da campanha, define através de quais meios de comunicação será feita a divulgação. Após a campanha, avalia qual foi o impacto da mesma sobre o público-alvo e o mercado no qual está inserida.

E o que é mix de marketing?

É um conjunto de ferramentas que orienta a empresa em como manter e trabalhar seus objetivos no mercado. É formado por Produto (o que vai ser vendido), Preço (há quanto será vendido), Praça (onde será vendido) e Promoção (como será divulgado). Essas ferramentas aliadas a estratégias e otras cositas más, desde que bem administradas, impulsionam o crescimento do produto, serviço ou até mesmo da marca, no mercado.

E por fim, mas não menos importante, o que o marketing tem a ver com tudo isso?

O marketing torna um desejo em necessidade, ou seja, ele coloca na sua cabeça a ideia de que aquele relógio é bonito demais pra ficar numa vitrine, tem ponteiros de ouro, é cravejado com diamantes e você precisa dele. Precisa mesmo? A função de um relógio é mostrar as horas, não é? Por que você precisa que ele seja cravejado em diamantes sendo que você só olhará as horas? O marketing faz você necessitar do seu desejo.

Achei que ia falar só um pouco e acabei falando demais! Mas confesso que adoraria continuar escrevendo (rs). São perguntas bem simples, mas espero que eu tenha conseguido passar um pouco sobre o que o curso trata pra vocês. Vai muito além disso, principalmente em relação as áreas de atuação.

A imagem que ilustra o post é um galo porque ele é a mascote da publicidade e propaganda. Passei no Tio Google pra pegar uma definição que explique o motivo:

O galo acorda bem cedo e dá o seu grito antes que todos os outros animais. Ele que canta e faz alarde desde o amanhecer para anunciar o dia. Ele representa o comunicador há várias décadas por ser o grande propagandista do raiar do dia. A mesma coisa é com a publicidade. Deve-se anunciar antes e de forma eficiente que os concorrentes.

Legal, né?

Em minha opinião, a propaganda move o mundo. Por que? Simples. As pessoas são extremamente visuais, portanto não se preocupam em parar e pensar sobre aquilo que está sendo apresentado a elas. E isso, para a publicidade, é ótimo, pois assim, nós, publicitários, alcançamos nosso objetivo: vender, vender e vender.  😉

Ah, eu sou amante do marketing. É meu xodozinho e a área em que pretendo atuar. ❤

Até o próximo sábado. 😉

Um beijo!  ;*

yasmin1

Anúncios

2 comentários sobre “Faculdade? Publicidade e Propaganda <3

  1. […] certo. Estou focando na reeducação alimentar, em cursos online voltados para a área que estudo (publicidade e propaganda) e em melhorar o meu inglês, que não é ruim, mas como estudo sozinha, preciso aprimorá-lo. São […]

  2. […] deve estar se perguntando sobre o curso de Publicidade e Propaganda, pois fiz um post sobre o mesmo expressando o meu amor por ele. E eu amo o curso! De verdade. Mas acho que por estar […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s