Aguentando a pressão

Oi, gente! Tudo bem?

a7451585-731b-40c0-959e-e6f50e60a8dc

Primeiro, peço um milhão de desculpas por não ter tido post semana passada. A faculdade tá bem puxada e tomando todo meu tempo por causa disso. Sábado terá post normal. prometo!

Se tem algo que eu sempre admirei em mim mesma, esse algo é a minha paciência. O problema é que, nas últimas semanas, a paciência resolveu me abandonar. Em todos os sentidos: em casa, na faculdade, com uma amiga e comigo mesma.

Em casa: minha mãe tem uma facilidade absurda pra me tirar do sério. Um dia desses ela falou algo que me chateou tanto, mas tanto, que o arrependimento que eu senti por algo que disse pra ela há uns meses, foi embora. Não convém falar o que aconteceu, mas essa situação foi o início de tudo. Isso sem contar que, na minha casa, eu sou o ponto de equilíbrio. Eu sou a pessoa mais calma da família e, por esse motivo, todo mundo vem falar comigo sobre um problema que está tendo com fulano. É como se eu tivesse o poder supremo pra resolver tudo.

Na faculdade: eu tenho muito trabalhos pra fazer. Muitos MESMO. Até aí, tudo bem; é normal ter muita coisa pra fazer quando se está estudando. O problema é que toda a responsabilidade dos trabalhos ficam em cima de mim. Devido ao curso que eu faço (publicidade e propaganda), sou obrigada a fazer trabalhos em grupo. Os integrantes dos meus grupos de trabalho (sim, mais de um trabalho e em matérias diferentes) são muito legais e eu os adoro, mas eles ficam esperando que a iniciativa parta de mim para toda e qualquer situação relacionada aos trabalhos que temos que fazer. Não reclamo completamente porque gosto de estar no controle e saber o que está acontecendo, mas, ainda assim, é muita coisa pra uma pessoa só pensar (eu). Confesso que estou me segurando pra não explodir. Ah, isso sem contar sobre um professor meu…

Minha amiga: peguei uma carona pra casa um dia desses com uma amiga. Estávamos conversando e em determinado momento, ela me julgou pelo fato de eu não sentir falta de algumas pessoas que fizeram parte da minha vida e não querer vê-las. Sabe que pessoas são essas? Aquelas que eu falei no post “E as amiguinhas?” É fácil falar quando não se esteve presente em um momento extremamente delicado na minha vida. É fácil apontar o dedo e julgar.

Eu mesma: perco a paciência comigo mesma porque, mesmo tudo isso acontecendo, nem sempre eu tenho uma resposta na ponta da língua. Ou talvez até tenho, mas não digo porque não quero magoar outra pessoa. Perco a paciência comigo mesma pela empatia ser um traço extremamente marcante da minha personalidade e eu não conseguir e, confesso, não querer mudar.

Mas por que falei tudo isso? Vou te dar umas dicas pra se acalmar. 😉

1. Tente, ao máximo, não explodir. Quando estamos com raiva tendemos a dizer coisas pra magoar outra pessoa, coisas da boca pra fora. Isso não é bom porque quando você estiver mais calma, vai se arrepender e, até resolver todo o problema causado por palavras, criou outro problema e perdeu a paciência de novo. Não esqueça que palavras têm poder.

2. Ouça músicas calmas. Crie uma playlist com músicas calminhas para esses momentos. No Spotify tem uma chamada Peace que me ajuda muito.

3. Pratique exercícios. Não existe forma melhor de colocar toda a falta de paciência e a raiva pra fora do que correndo um pouco na esteira ou praticando alguma luta.

4. Prenda o máximo de ar que conseguir e o libere em forma de grito. Quem tá do seu lado pode estranhar, mas você vai se sentir muito melhor depois de gritar.

5. Soque seu travesseiro ou jogue um jogo de luta. A sensação é maravilhosa…

Então, da próxima vez que estiver com raiva, segue essas dicas aqui. Principalmente a dica do grito. Garanto que vai se sentir melhor e terá a mente mais clara para resolver um problema.

Até o próximo sábado. 😉

Um beijo! ;*
yasmin1

Deixe um comentário

