Eu indico: The Get Down

Olá povo lindo!

Eu assisti essa série em agosto e já quis escrever sobre, mas acabei deixando passar o tempo e não indiquei, mas o que importa é que eu estou aqui agora e vou falar o porque amei The get down, principalmente depois de assistir de novo.

ad0d5bf4d96d42fecc18274eb300c49bUma série musical da Netflix, criado por Bar Luhrmann. Pela imagem acho que podem perceber que é ambientada na década de 70 lá cidade de Nova York, época que a cidade passava por crise e falência, principalmente no bairro do Bronx, onde a criminalidade entre os jovens crescia e as minorias “se refugiavam” e eram marginalizadas.

No meio disso, um movimento musical entre os jovens negros – maioria dos moradores do Bronx –  passou a ter ascenção, conhecido como o hip-hop, acabando com a “era” da Discoteca. The get down tem uma relação com a vida urbana de NY, apresentando a cultura onde os personagens vivem, com muita dança, musica, arte, grafite, diferença de classes e sobre a politica na cidade nessa década.

689ad6926307569677fa3a1eda08e07d

Eu não quero dar spoiler de nada, então o que irei escrever são pontos que não vão atrapalhar vocês quando forem assistir. Uma curiosidade é que essa é a produção mais cara do Netflix até hoje, mais do que The Crow (que eu amo também).

A série aborda temas dramáticos, como consumo drogas, conflitos entre famílias, gangues da época, religião, descoberta sexual, a luta de quem quer uma vida melhor, o amor por musica, por expressar sentimentos, independente do estilo musical ou da arte…

Eu não gosto de hip-hop, por que eu deveria assistir? De fato a serie aborda a historia do grupo de hip-hop e o nascimento desse estilo musical, mas não é só isso. Nova York é um simbolo de economia e segurança hoje em dia, mas se você parar e pesquisar um pouco sobre a vida na cidade anos atras, o cenário é outro. A série não trata disso como uma comedia de Todo Mundo Odeia o Chris, o racismo até hoje é presente, imagina 30 anos antes, em uma cidade a beira de ruínas.

Acho que vale a pena assistir, pois é muito bem feita, o roteiro as vezes pode ser confuso para algumas pessoas, a linguagem usada é muito poética, diria até um estilo Shakesperiano (tipo o filme do Romeu e Julieta com o DiCaprio), meio longo e mesmo tendo apenas 13 episódios – primeiro episodio tem quase duas horas, os outros em torno de uma hora-, pode ficar arrastado alguns momentos, então não sugiro fazer maratona – . A série é legal para assistir aos poucos, absorvendo a historia contada.

Tenho que elogiar a fotografia da série e também os figurinos, detalhes dos cenários e claro a trilha sonora. Eu não vi pontos negativos que possam ser escritos, pois eu que nem ouço quase hip-hop, gostei muito de tudo e ainda aprendi um pouco mais sobre a cultura negra apresentada.

Apesar de ser uma série de drama, alguns personagens e momentos são muito engraçados, trazendo aquele alivio cômico.

761eeeca6eaa28ef758797aab5050b26

Como disse, politica é bem abordada durante os episódios, inclusive até no ultimo episodio. Muitas vezes quem está no poder não consegue entender a cultura de um bairro ou de uma cidade e quer mudar a essência do lugar, mudar a forma de se expressar, como os grafites por exemplo.

Bem parecido com o que estamos vivenciando em São Paulo, não é mesmo?

8309cd45e042b01e2d8c7c98c93f184d

E ai, você vai assistir ou já assistiu? Me conta o que você gostou ou não?

Super beijo.

Deixe um comentário

